Hipertexto
Você acabou de utilizar o recurso
do hiperlink para chegar até aqui.
Este material pedagógico é interativo porque foi construído como um hipertexto, no qual não é necessário realizar uma leitura linear para compreendê-lo, permitindo que cada usuário trace seu próprio caminho de leitura ao escolher os hiperlinks em que irá clicar. Também, é um material multimodal por agregar várias modalidades de linguagens para compor seu conteúdo, como textos, imagens, vídeos. A linguagem hipertextual tornou a comunicação digital interativa e multimodal.
Vamos conhecer a história do hipertexto?
Em 1945, Vannevar Bush idealizou um máquina para armazenar e dar acesso a um grande número de conhecimentos, a qual chamou de Memex. No artigo "As we may think" (BUSH, 1945), relacionava o funcionamento da mente humana e sua capacidade de categorização e associação para pensar formas de organizar o crescente número de documentos registrando os conhecimentos produzidos pela humanidade. No vídeo, confere como ele pensou o funcionamento do Memex.
O termo hipertexto surgiu na década de 1960, criado pelo filósofo e sociólogo estadunidense Theodor H. Nelson. Um pioneiro da Tecnologia da Informação, definiu o conceito de hipertexto como “escritas associadas não sequenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções”. Ted Nelson imaginou a criação de um texto eletrônico formatado em links, algo visionário para a época, e desenvolveu sua ideia no Projeto Xanadu.
Conheça um pouco dessa história acessando:
https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/projeto-xanadu
O hipertexto é um
modelo de escrita
e leitura não linear.
Vamos treinar?
Podemos criar um hipertexto utilizando o editor de textos Word. Esse vídeo explica como realizar a atividade.